No mês de abril existem diversas datas comemorativas e a equipe do Programa Mais Educação de Fartura encerrou o mês com o Projeto ”Todo Dia é Dia de Índio”, com o propósito do contato das crianças com o universo indígena para afastar preconceitos àqueles que parecem diferentes. Na quarta e quinta-feira (29 e 30) crianças e professores da Educação Infantil visitaram a sede do Programa, onde foram recepcionados com danças e exposição dos trabalhos realizadas pelos alunos do Mais Educação.

Segundo a direção, o objetivo do trabalho realizado foi despertar a curiosidade em conhecer o modo de vida indígena, sua organização de etnias, a diversidade de cada grupo, sua contribuição na sociedade, como também a perceber e reconhecer que os indígenas devem ser valorizados e, sobretudo, respeitados.

As monitoras do programa, orientadas pelas professoras, realizaram através da ludicidade e criatividade a confecção de adornos, instrumentos musicais, dança, música, contos de lendas, trabalhos pedagógicos, maquetes e explanação sobre o índio em nosso País desde o descobrimento do Brasil e sua realidade nos dias de hoje.

Foram trabalhadas diversas atividades fazendo uso de materiais recicláveis e sucatas, assim mostrando através de exemplos o comprometimento que os indígenas possuem em relação ao contato e respeito com a natureza e o meio ambiente em que vive.  “É nosso dever como educadores contribuir para que elementos desta cultura tão significativa não sejam anulados ao longo de nossa história”, ressaltou a diretora Auristela Custódio.

A equipe do Programa Mais Educação agradece à coordenadora da Educação do município de Fartura Jovana Leite Oliveira Dognani que proporcionou condições e incentivos para a realização de cada novo projeto, as gestoras das escolas municipais Flávia Bortotti e Maria Isabel.

“Também agradecemos o envolvimento e dedicação de todos na realização de mais um trabalho com nossas crianças”, finalizou Auristela, Rosilene e Elivete.

O Dia do Índio é comemorado no Brasil no dia 19 de abril.