.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 10 De Maio De 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Sebrae-SP e Prefeitura firmam parceria para ações de educação empreendedora

Programas vão envolver cerca de 960 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano


O Sebrae-SP e a Prefeitura de Fartura firmaram uma parceria para promover ações de educação empreendedora no município. Os representantes do Governo Municipal e do Sebrae estiveram reunidos na sexta-feira, dia 28, para alinhar os detalhes da implantação dos programas. As ações vão envolver cerca de 960 alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano.

De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP, Simone Carvalho Domingos, a educação empreendedora busca criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Além de Simone, também participaram da reunião a coordenadora de Educação, Daiane Teixeira Gabriel; diretora pedagógica, Tânia Cristina Oliveira; supervisora de Educação, Vanessa de Paula Nunes; e as agentes do Sebrae Aqui, Juliana Rosolen e Isabel Gonçalves.

 

Acompanhe as fases do programa do 1º ao 5º ano

Em 2023, será realizada a aplicação dos "Objetos de Aprendizagem" para os professores, que serão os responsáveis em trabalhar as ações com os alunos. Estão incluídas atividades literárias, filmes e jogos com o objetivo de sensibilizar os alunos a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca do autoconhecimento para despertar competências e habilidades.

No ano seguinte, será realizado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.

São trabalhadas atividades específicas para cada ano, levando em consideração aspectos como a faixa etária dos alunos. No primeiro ano, as crianças trabalham o tema “Descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, cujo projeto empreendedor a ser desenvolvido pelos alunos tem como ideia central a percepção do mundo por meio dos cinco sentidos. Assim, serão promovidas ideias que favoreçam essa vivência, estimulando e cultivando hábitos saudáveis relacionados à valorização de hábitos simples.

No segundo ano, o tema é “Descobrindo alimentos e temperos naturais”. A partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha. “Brinquedos Ecológicos” é trabalhada no terceiro ano. A proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável.

No ano seguinte, é a vez da “Produções culturais criativas”. A proposta de trabalhar atividades para a criação de itens culturais com as quais os alunos se identifiquem busca a valorização e ampliação do repertório cultural deles, assim como a valorização da cultura local.

No quinto ano, o tema “Sabores e Cores Regionais” trabalha o alimento como uma grande oportunidade de negócio. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando produtos naturais, e aprendem sobre clientes, concorrentes e produtos.

 

 

793 Visualizações

Notícias relacionadas

844

.

19 de Dezembro de 2023

Educação

.

Alunos de Fartura se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

.

Estudantes das Escolas Miguel de Góes Vieira e João Batista de Oliveira conquistam medalhas e altas notas na OBA, evidenciando talento e dedicação na ciência astronômica

.
.
Continuar lendo
.

677

.

15 de Dezembro de 2023

Educação

.

Celebração do Conhecimento: 180 Alunos concluem segunda etapa do ensino infantil em Fartura

.

Alunos dos CEIs Ângela Louvison, Irene Lança Ribeiro, Madre Gaetana Sterni e Maria Conceição Albuquerque Martini comemoram conquista educacional

.
.
Continuar lendo
.

951

.

07 de Dezembro de 2023

Educação

.

Emoção e Conquistas: 115 Alunos Celebram a Formatura do Quinto Ano na Escola João Batista de Oliveira

.

O orgulho e a emoção foram as estrelas do evento de formatura dos quintos anos das Escola João Batista de Oliveira, que aconteceu nas noites de terça-feira, 5, e quarta-feira, 6, no Anfiteatro da Escola Miguel de Góes Vieira. A cerimônia marcou a conclusã

.
.
Continuar lendo
.

817

.

04 de Dezembro de 2023

Educação

.

Coordenadoria de Educação de Fartura anuncia temporada de formaturas

.

A Coordenadoria de Educação de Fartura divulgou as datas das formaturas das escolas da rede e informou que o atendimento nos Centros de Educação Infantis (CEIs) vai até 15/12. As cerimônias serão todas no Anfiteatro da Escola Professor Miguel de Góes Viei

.
.
Continuar lendo
.

746

.

30 de Novembro de 2023

Educação

.

Noite Mágica em Fartura: Celebrando estrelas literárias da EMEI Maria Conceição

.

Noite de Autógrafos encerra projeto que ajudou alunos a escreverem livro sobre a história de cada um

.
.
Continuar lendo
.

787

.

08 de Novembro de 2023

Educação

.

Alunos da rede municipal de Fartura se preparam para período de importantes avaliações

.

Com a proximidade das avaliações do SAEB e do SARESP, a Coordenadoria da Educação pede aos pais que garantam a presença dos estudantes para promover o sucesso educacional

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2025

R$ 4,51

.
.

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.