Fartura, quarta-feira, 18 de maio de 2022 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

Mutirão do Programa “Saúde Ocular” atende a 135 farturenses

Prioridade para atendimentos era para pacientes que possuíam guias antigas e, para os casos que necessitavam de maior atenção, devido à gravidade.  Esta é a segunda etapa do atendimento, já que em dezembro, 147 moradores foram atendidos pela Unidade

Mutirão do Programa “Saúde Ocular” atende a 135 farturenses

Fartura, por meio de parceria entre a Coordenadoria de Saúde e a Unidade Móvel de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), promoveu um mutirão do Programa “Saúde Ocular”, para atender a demanda de pacientes do município, na segunda-feira, 17 de janeiro. O Mutirão aconteceu em frente à EMEF “Professor Miguel de Góes Vieira”.

Foram atendidos 135 farturenses. A prioridade, de acordo com a Coordenadoria, era para pacientes que possuíam guias antigas e, para os casos que necessitavam de maior atenção, devido à gravidade.  Esta é a segunda etapa do atendimento, já que em dezembro, 147 moradores foram atendidos pela Unidade.

A maioria aguardava chamada da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), para consulta Oftalmológica, no entanto, com à pandemia os atendimentos acabaram reduzidos.

Foram promovidas consultas com verificação do fundo de olho, da pressão ocular e microscópica dos olhos e quando há necessidade, além de encaminhamentos para cirurgias, como a de catarata. A unidade atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oculares, sendo composta por seis médicos e uma auxiliar de enfermagem. Após a avaliação completa do paciente, é tomada a decisão quanto a conduta terapêutica, prescrição de lentes corretoras e tratamento medicamentoso.

O prefeito em exercício, Pedro Langeli, acompanhou parte das consultas. “Saúde é nossa prioridade e agilizar os atendimentos faz parte deste compromisso de prestar uma assistência cada vez melhor à população”, enfatiza Pedro. O coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira, reforçou que a meta é zerar a fila de espera, que era composta por 283 nomes. “Em breve, a Unidade retornará ao município para novos atendimentos e atingiremos nossos objetivos ara que nenhum paciente fique sem atendimento oftalmológico”, conclui.

UFM - 2022

Versão do sistema: 2.0.0 - 13/05/2022