Fartura, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Cultura - Sábado, 11 de Novembro de 2023

Biblioteca de Fartura é contemplada com projeto de incentivo à leitura da Turma da Mônica

82 municípios participam do edital Biblioteca Mauricio de Sousa, promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. A Biblioteca Professor Roberto Moreira de Fartura está entre as se

A Biblioteca Municipal Professor Roberto Moreira de Fartura foi uma das contempladas no Estado pelo projeto Biblioteca Mauricio de Sousa, iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. Entre os 82 municípios selecionados, Fartura se destacou, recebendo um kit especial composto por 150 a 200 itens do acervo da Turma da Mônica e do renomado cartunista Mauricio de Sousa.

O projeto tem como objetivo principal incentivar a leitura e a literatura infantojuvenil, colaborando com bibliotecas públicas e comunitárias do SisEB. Além do kit com materiais exclusivos, a biblioteca de Fartura também ganhou um totem autoportante, contendo um porta-livros dedicado ao acervo da Turma da Mônica, e uma peça sinalizadora no formato de testeira autocolante, a ser aplicada na estante onde os livros, revistas e quadrinhos serão expostos.

Dentre os propósitos do projeto, destacam-se a doação de itens da Turma da Mônica e publicações similares, promovendo a bibliodiversidade e apoiando a atualização e renovação dos acervos das bibliotecas participantes. A iniciativa busca contribuir com programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura literária, valorizando e dando protagonismo às bibliotecas paulistas.

Em celebração à abertura do projeto, a biblioteca de Fartura realizou uma Contação de História intitulada "As 3 letrinhas de Mauricio de Sousa", que contou com a participação dos alunos da EMEI Maria Conceição Albuquerque, isso na quarta-feira, 8/11. O acervo doado já está disponível para empréstimo, reforçando o compromisso da Biblioteca Municipal em proporcionar acesso à cultura e incentivar o hábito da leitura. A biblioteca está aberta das 8h às 17h, oferecendo um ambiente acolhedor para explorar o mundo da literatura.