Fartura, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021

Banco do Povo oferece linhas de crédito com juros baixos para farturenses

Banco do Povo oferece linhas de crédito com juros baixos para farturenses

Para diminuir os efeitos econômicos do novo coronavírus aos empreendedores de Fartura, a agência do Banco do Povo Paulista oferece às empresas linhas de crédito especial, com taxa de juros de 0,35% ao mês, um dos mais baixos de todo o mercado, com carência de até 90 dias para realizar o primeiro pagamento e prazo de até 36 meses para quitação.

O Banco do Povo Paulista (BPP) é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras, inclusive com a de Fartura. O objetivo é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, pretende-se promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades.

Os créditos são liberados mediante apresentação de um dos certificados dos cursos proporcionados gratuitamente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). São aulas EAD (Educação a Distância) e voltadas para o empreendedorismo.

De acordo com o chefe da agência em Fartura, Thiago Alvares Ribeiro e a agente de crédito, Juliana Rosolen, os valores do crédito variam de R$ 200 a R$ 21 mil, tanto para empreendedores informais (pessoas físicas) como para empresas com CNPJ, ou seja, MEIs, MEs e EPPs. As taxas são pré-fixadas, com o mesmo valor para todas as parcelas no ato da contratação. Para quem não tem avalista, o crédito tem limite de até R$ 3 mil.

Para solicitar o empréstimo, o empreendedor deve apresentar os seguintes documentos: contrato social, cartão do CNPJ, cartões de inscrição municipal e estadual, RG e CPF do cliente e dos demais sócios (se houver), comprovante de endereço e cartão da conta ou extrato.

Já os informais, que não possuem CNPJ, também têm direito a linha de crédito no valor de até R$ 15 mil. Os juros para esta modalidade são de 0,8% ao mês. Estão incluídos na categoria os empreendedores rurais sem CNPJ. Já na categoria formal estão inclusos os microempreendedores individuais (MEI), motofretistas e produtora rural com CNPJ.

O solicitante deve justificar os investimentos e todo o valor deve ser direcionado às suas necessidades, tais como, melhorias estruturais, compra móveis, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, aluguel, contas de consumo (água, luz, telefone), entre outros.

Após apresentação dos documentos, os funcionários da agência encaminham para a plataforma Desenvolve SP, que é a responsável pela liberação. O prazo é de cerca de 30 dias e o dinheiro será depositado diretamente na conta do requisitante.

Na agência de Fartura, os maiores interessados nas linhas de crédito, são os produtores rurais. Entre os anos de 2019 e 2020, o Banco do Povo Paulista do município agilizou a liberação de R$ 843.586,00. A agência do Banco do Povo está situada à Rua Ribeiro Salgado, número 20, sala 1, centro, das 8h às 14h. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (14) 3308-9207, para evitar aglomerações, devido à pandemia.

Interessados nas linhas de crédito maiores devem apresentem avalista. Outra exigência é que os nomes dos empreendedores e dos avalistas não estejam no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal), ou órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC.