Fartura, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Segu

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023

Reunião do AMVAPA apresenta avanços no Manejo de Resíduos Sólidos em Economia Circular para a região

No dia 14 de novembro, o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA) promoveu uma importante reunião para apresentação do Relatório Final do Serviço Regional do Manejo de Resíduos Sólidos em Economia Circular. O encontro, que aconteceu em Piraju e reuniu representantes de toda a região, fortalecendo o compromisso coletivo com práticas mais sustentáveis.

A pauta principal da reunião foi o Plano Regional de Coletas Seletivas Múltiplas, cuja discussão tem avançado significativamente. Os representantes dos municípios receberam o material contendo a síntese desse plano, que visa implementar soluções inovadoras para a gestão e manejo de resíduos sólidos urbanos, incorporando cadeias produtivas em processos de economia circular.

"Soluções para a gestão e o manejo de resíduos sólidos urbanos com envolvimento de cadeias produtivas em processos de economia circular." – destacou-se durante a reunião. O evento contou com a participação do SEBRAE, destacando a importância da parceria entre instituições públicas e privadas na promoção de práticas ambientais responsáveis.

A engenheira ambiental Nanubia Barreto, de Fartura, participou ativamente do encontro, representando um ano de estudos e dedicação para a elaboração de um documento que serve como base e norteador para a gestão dos resíduos sólidos em cada município. A união dos municípios, como previsto no plano, reforça a importância da colaboração regional para a resolução de questões ambientais.

“Esse avanço no manejo de resíduos sólidos é um passo significativo na direção de práticas mais sustentáveis e na construção de um futuro mais consciente”, destaca Nanubia.